Sociologia
1. Em que consiste a ideologia social do automóvel? Ao responder à questão analisar o modo como a noção de ideologia é proposta tanto por Gorz como por Marx. (No caso, pesquisar o modo como Marx desenvolve a mesma noção).
RESPOSTA: A palavra ideologia tem diversos significados, considerando o objeto de estudo do trabalho vamos limitar os significados para o conceito de Karl Marx, que diz que ideologia é um conjunto de ideias que procura ocultar a sua própria origem nos interesses sociais de um grupo particular da sociedade, ou seja, criar uma falsa concepção da realidade ocultando assim o interesse de determinado grupo.
Seguindo a premissa do conceito de ideologia de Marx, podemos concluir que a ideologia social do automóvel é uma realidade social onde é criado um mundo ilusório para encobrir os interesses de uma elite burguesa que elevou-se ainda mais financeiramente com a ascensão dos automóveis, usando principalmente do luxo como ferramenta para alienar as massas e atrair consumidores criaram uma cadeia de desdobramentos que não limitaram-se no campo da economia, mas invadiram as sociedades criando um padrão cultural voltado aos veículos.
2. Que interesses de classe a popularização do automóvel atende?
RESPOSTA: A popularização do automóvel foi e ainda é uma forma de beneficio direto das indústrias automobilísticas, mas também de beneficio indireto como a indústria petrolífera e dos meios que auxiliam na produção e manutenção desse meio de locomoção (classe burguesa).
Esses setores utilizam de manobras comerciais com o intuito de induzir a população à acreditar nos benefícios que a aquisição de um carro poderá trazer na vida pessoal e profissional de cada um.
3. Porque o uso do automóvel gerou uma contradição do ponto de vista da mobilidade urbana?
RESPOSTA: A contradição que envolve a invenção do carro em relação à mobilidade urbana está no fato que com a facilidade de