sociologia
1º postulado: Tetravalência constante. O átomo de carbono é tetravalente, essa propriedade permite que esse elemento estabeleça quatro ligações covalentes, ele tem dois pares eletrônicos disponíveis. Exemplo:
Metano
2º postulado: As quatro valências do carbono são iguais. Esse postulado explica por que existe, por exemplo, somente um clorometano. Qualquer que seja a posição do cloro,obtém-se um só composto: H3CCl.
Clorometano
3º postulado: Encadeamento constante. Átomos de carbono ligam-se diretamente entre si, formando estruturas denominadas cadeias carbônicas.
Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas:
Quer saber mais sobre a química do carbono e mandar ver nas questões de química dos vestibulares e do Enem? Assista ao vídeo sobre química orgânica da Sabernaweb e tire de letra esse assunto!
O átomo de carbono possui massa atômica (A) igual a 12,01u e número atômico (Z) igual a 6.
Veja a sua configuração eletrônica:
Química
O átomo de carbono possui 6 elétrons, sendo 4 elétrons na última camada (camada de valência). Por esse motivo, chamamos o átomo de carbono de tetravalente.
Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite!
O carbono pode ser classificado de acordo com o tipo de ligação que o une ao restante da cadeia carbônica.
Saturado: ligado apenas por ligações simples, denominadas de sigma (σ).
Carbono Saturado
saturado
Insaturado: presença de uma ligação dupla – denominada de pi (π) – ou tripla entre carbonos.
Carbono Insaturado