sociologia
2. Durkheim
3. Weber
4. Karl Marx
5. OBJETIVO DA AULA O presente aula tem como objetivo, o estudo de teorias sociais clássicas.
6. O QUE SÃO TEORIAS? As teorias constituem sistemas de idéias. Diferentemente das doutrinas, as teorias são sistemas abertos à confirmação, contestação, refutação.
7. PORQUE LER OS CLÁSSICOS? Norberto Bobbio Ítalo Calvino
8. O QUE SERIA UM AUTOR CLÁSSICO? De acordo com Norberto Bobbio, “para garantir um lugar entre os clássicos, um pensador deve obter reconhecimento nestas três eminentes qualidades:”
9. PRIMEIRA: 1. “Deve ser considerado como tal intérprete da época em que viveu que não se possa prescindir da sua obra para conhecer o ‘espírito da época’”.
10. SEGUNDA: 2. Deve ser sempre atual , no sentido de que cada geração sinta necessidade de relê-lo e, relendo-o, dedicar-lhe uma nova interpretação.
11. TERCEIRA: 3. Deve ter elaborado categorias gerais de compreensão histórica das quais não se possa prescindir para interpretar uma realidade mesmo distinta daquela a partir da qual derivou essas categorias e à qual as aplicou. Esse é o caso dos autores que serão objeto de nossos estudos: Durkheim, Weber e Marx.
12. PODERÍAMOS AINDA PERGUNTAR O QUE SE PODE ENTENDER POR UMA OBRA CONSIDERADA “CLÁSSICA”? Ítalo Calvino nos sugere algumas respostas:
13. Ítalo Calvino Para ele, “os clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se houve dizer: ‘estou relendo...’ e nunca ‘estou lendo’... Isto porque, ‘toda a primeira leitura de um clássico é na realidade uma releitura’ bem como ‘toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta como a primeira’, afinal escreve Calvino...”
14. Ítalo Calvino “ Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer”. Enfim, “os clássicos servem para entender quem somos e aonde chegamos”, ou seja, são obras fundamentais para compreender o mundo na sua infinita complexidade.
15. A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM
16. CONTEXTO HISTÓRICO Com as grandes