Doenças causadas por vírus e bactérias
A AIDS é causada pelo vírus HIV. Pessoas infectadas por esse vírus podem ficar sem sintomas por até cerca de 10 anos, às vezes mais. Essas pessoas, manifestando ou não a síndrome, transmitem o vírus. Assim, a diagnose precoce da infecção permite que se esclareça ao portador do HIV que ele deve tomar certos cuidados para não transmitir o vírus para pessoas sadias.
Quando o HIV se manifesta, surgem vários sintomas inicias, tais como fadiga, febre, inchaço crônico dos gânglios linfáticos, surgimento de pequenos pontos vermelhos na pele e distúrbios do sistema nervoso central.
Em estágios mais avançados da síndrome, diversas doenças oportunistas podem acabar levando o individuo a morte. As doenças mais comuns são infecções pelo vírus do herpes, infecção pelo fungo Candida albicans ( popularmente conhecido como sapinho), tuberculose, câncer dos gânglios linfáticos, pneumonia, encefalite, meningite, infecção óssea. É comum também ocorrerem grande perda de peso e perda gradual da precisão do raciocínio e da locomoção, e o surgimento de um tipo de câncer de pele denominado sarcoma de Kaposi.
A transmissão do vírus da AIDS pode ocorrer das seguintes formas:
Por contato sexual sem preservativo com pessoa portadora do HIV;
Por transfusão de sangue ou transplante de órgãos contaminados pelo HIV;
Pelo uso de seringa ou outro material cirúrgico ou cortante não esterilizado contaminados pelo HIV;
De mãe para filho, no caso de mulheres grávidas contaminadas, que podem transmitir o vírus para o filho através da placenta, no momento do parto ou na amamentação;
Por inseminação artificial com sêmen contaminado pelo HIV.
A transmissão não ocorre pelo contato social com pessoas portadoras do HIV, por picadas de mosquitos ou durante atividades esportivas desde que não ocorram ferimentos e contato com o sangue contaminado.
Prevenção
Para evitar a transmissão da AIDS, recomenda-se uso de preservativo durante a relação sexual, uso de seringas e agulhas descartáveis,