sociologia
O QUE É SOCIOLOGIA?
A sociologia é uma ciência e seu surgimento e sua consolidação como tal, juntamente com suas especificidades e métodos próprios de investigação, diferenciam-na dos saberes do senso comum, aqueles proferidos por todos nós quando analisamos nossos comportamentos e experiências interpessoais.
O QUE É SENSO COMUM?
Entendemos como senso comum ou conhecimento espontâneo o conhecimento que se acumula no nosso cotidiano (cheio de certezas e explicações imediatas) e que é transmitido de geração a geração por meio de nossos hábitos, costumes e tradições.
QUAIS OS OBJETIVOS DA SOCIOLOGIA?
O objetivo da sociologia é tornar essas compreensões cotidianas mais sistemáticas e precisas, pois essas percepções vão além de nossas experiências pessoais. A sociologia busca compreender todos os símbolos culturais que os seres humanos usam e criam para interagir e organizar a sociedade. “É o estudo dos fenômenos sociais, da interação e da organização social.”
A ORIGEM DO NOME SOCIOLOGIA
O nome sociologia foi proposto por Auguste Comte, em substituição ao termo Física Social, acreditando ser possível submeter a Ciência da Sociedade aos mesmos pressupostos metodológicos advindos das Ciências Naturais. A sociologia é hoje uma área ampla e diversificada, que analisa todas as nuances da cultura, da estrutura social, do comportamento, da interação e da mudança social.
AS ORGANIZAÇÕES
A partir das décadas de 1930 e 1940, psicólogos descobriram que as organizações não estavam afastadas de receber influências de motivos individuais mais complexos. O que os psicólogos apontavam é que os estudos anteriores não estavam considerando as organizações burocráticas como uma unidade social. A questão organizacional é, com certeza, uma das dimensões essenciais da empresa e é por este motivo que a sociologia direciona-se também ao estudo das organizações. Claro que, além de estudar as organizações formais, como as empresas a