Sociologia
TEXTO 03
Processos Sociais
1. Cultura e Socialização
De acordo com grande parte do pensamento antropológico, sociológico e histórico a doutrina tem entendido cultura como sendo o conjunto de modos de vida criados e transmitidos de uma geração para outra abrangendo crenças, artes, normas, costumes e linguagens. Sendo, portanto, tudo que o ser humano produz ao construir sua existência. Toda cultura tem seus valores e sua própria verdade e lógica.
O ser humano é cultural e histórico. Isto significa dizer que os seres humanos variam de acordo com as condições sociais, econômicas, políticas e históricas em que vivem.
Todos os seres humanos possuem cultura e não existe uma cultura superior a outra.
Cultura é tudo que é produzido pelo ser humano – material e imaterial, é construída e compartilhada pelos membros da sociedade, manifesta-se por meio de diversos sistemas de valores, normas, condutas. Socialização é o processo pelo qual o indivíduo adquire as maneiras de agir, pensar, sentir do grupo, da sociedade e da civilização em que vive. É o processo pelo qual se transmite e absorve a cultura, ou seja, os valores e costumes.
Os homens aprendem que viver em grupo é a melhor maneira de superar os outros animais, de se defender, de trabalhar e produzir mais. A sobrevivência se torna mais fácil em sociedade. Eles passam a interagir, surgem as instituições, organizações e fenômenos sociais.
O contato, processo social primário 1, surge quando há comunicação (Ex. comunicação simbólica).
Ao nascer o homem encontra um grupo estruturado com normas, valores e costumes
– a família. A sociedade precede o indivíduo. A família faz parte de um grupo maior que dotará o individuo com mesmos traços sociais dos outros membros.
As interações sociais, consideradas como os processos sociais mais importantes, ocorrem quando os seres humanos se relacionam e se comunicam, influenciam e sofrem influência, modificam e são modificados em seu