SOCIOLOGIA
Socialismo é um sistema político onde todos os meios de produção pertencem ao Estado, onde não existe o direito à propriedade privada e, em tese, a desigualdade social.
O Socialismo hoje, por alguns daqueles que o estudam, é visto como uma teoria a ser somada dentro de um complexo sistema que é a sociedade humana e, junto com o capitalismo, será levada em conta para a construção de uma nova ordem.
CAPITALISMO
Capitalismo é definido como um sistema econômico ou socioeconômico baseado na propriedade privada dos meios de produção, no lucro, nas decisões quanto ao investimento de capital feitas pela iniciativa privada, e com a produção, distribuição e preços dos bens, serviços e mão-de-obra afetada pelas forças da oferta e da procura. É o sistema que influência e predomina o capital (Dinheiro), onde os meios de produção pertecem a sociedades privadas e particulares.
COMUNISMO
Comunismo é ausência de governo, ausência de classes sociais. Vem após o socialismo, que é a situação sem classes sociais, mas ainda com governo.
O Comunismo é um sistema econômico que nega a propriedade privada dos meios de produção. Num sistema comunista os meios de produção são socializados, ou seja, a produção da sociedade é propriedade da mesma.
MODOS DE PRODUÇÃO
O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.
Modo de produção = forças produtivas + relações de produção
Portanto, o conceito de modo de produção resume claramente o fato de as relações de produção serem o centro organizador de todos os aspectos da sociedade.
MEIOS DE PRODUÇÃO
Os meios de produção são instrumentos, ferramentas e utensílios que são utilizados no processo de uma produção. É totalmente necessário para a industrialização e fabricação de mercadorias, pois sem eles não teria como os