sociologia
Pessoa Com Deficiência
&
Trabalho
Trabalho de Conclusão do Curso apresentado à Faculdade Paulista de Serviço Social, FAPSS/SP, como exigência para conclusão do módulo de Sociologia do Trabalho sob orientação da Profª. Mércia Consolação Silva.
GABRIELA DE JESUS OLIVEIRA MONIQUE FERNANDES S. DA HORA
VIVIAN SOUSA SANTOS
SÃO PAULO
2013
Definição de Pessoa com Deficiência
“aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas”. INSS
Processo histórico da exclusão das pessoas com deficiência no Brasil
“No Egito, os surdos são adorados como deuses. Na China, são lançados ao mar. Os gauleses os sacrificam ao deus Teutates. Na Grécia, eles são encarados como incompetentes e, em Esparta, jogados dos rochedos. Para Aristóteles, os surdos não são capazes de raciocinar, não recebem educação, nem tem direitos como as pessoas com deficiência intelectual e os doentes. Muitas vezes são condenados á morte.” (Portal Brasil)
Os relatos históricos no Brasil são datados a partir de 1741 no Brasil colônias
Onde as pessoas com deficiência são confinadas pela família e, em caso de desordem pública, recolhidas às santas casas ou as prisões.
1741: Fundação do hospital dos Lázaros no Rio de Janeiro, as pessoas com hanseníase são isoladas e excluídas do convívio social.
1841: Dom Pedro II – Cria, no Rio de janeiro, o hospício Dom Pedro II, vinculado à santa casa de misericórdia, destinados privativamente alienados e, em 1904 é instalado o primeiro espaço destinado para crianças com deficiência.
1854: criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos.
1857: É criado o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, estruturado por E. Huet, professor surdo e ex-diretor do instituto de