sociologia
“Escrita e progressão referencial”(KOCH e ELIAS, 2012)
Referenciação: uma atividade discursiva
1) Segundo Koch & Elias (2012, p. 132), a referenciação consiste nas “diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes”. Desfocalizando referentes e os deixando em stand by, acrescentam-se outros referentes que, assim como os anteriores, terão sua progressão referencial, ou seja, serão retomados ao longo do texto.
Tomando como texto motivador o artigo de opinião da Carta Capital, aponte ao menos 1 forma de retomada para os seguintes referentes:
a) “os legados negativos da Copa” (5º parágrafo)
b) “graves violações de direitos humanos” (10º parágrafo)
c) “500 mil crianças e adolescentes” (18º parágrafo)
d) “torcedor-consumidor” (36º parágrafo)
2) A referenciação e a progressão referencial consistem na construção e reconstrução de objetos de discurso. É atividade discursiva, portanto (Koch & Elias, 2012. p. 134). Qual a atitude do escritor quando faz uso desses mecanismos na produção escrita? Como essa atitude evidencia a postura ideológica do autor da Veja na notícia analisada?
Formação de introdução de referentes no modelo textual
1) Defina ativação ancorada e ativação não-ancorada de referentes textuais. Depois, determine qual desses dois tipos de ativação referencial foi utilizada na apresentação do referente “a Copa do Mundo no Brasil” no primeiro parágrafo do artigo de opinião da Carta
Capital.
2) A anáfora indireta é um processo de referenciação implícita (Koch & Elias, 2012. p. 136).
As relações metonímicas são um exemplo dessa ocorrência. Como a metonímia pode garantir a retomada de referentes?
Formas de progressão referencial
1) Como as autoras justificam ser a progressão referencial uma garantia da coesão textual?
2) Nos trechos da notícia da Veja e do artigo de opinião da Carta Capital destacados a seguir, há mecanismos de retomada (em destaque) baseados no uso de