Sociologia
Nota
TRABALHO DE SOCIOLOGIA – 1º TRIMESTRE -2014.
ITB – PROF. ANTONIO ARANTES FILHO
Seminário
Nota
Turma: FIN. 1AM
Alunos: Miriã Coelho, 27 - Thabata Martins, 32 - Matheus Bezerra, 22 - Lucas Almeida, 19 - Joyce De Lima, 15.
Tema: Émile Durkheim a Sociologia.
INTRODUÇÃO
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
Nesse trabalho iremos relatar como Émile Durkheim interagiu para que a sociologia tomasse corpo e para que seus fundamentos como ciência fossem institucionalizados.
O que é Sociologia?
O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Além disso, o estudioso pesquisa costumes e hábitos, além de investigar as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições.
Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos. Cobrindo todas as áreas do convívio humano – desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso –, a Sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber. Entretanto, o maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica. Como ciência, a Sociologia deve obedecer aos mesmos princípios gerais válidos para todos os ramos de conhecimento científico, apesar das peculiaridades dos fenômenos sociais quando comparados com os fenômenos de natureza e, consequentemente, da abordagem científica da sociedade.
De certa forma, a sociologia