Sociologia
Matéria: Sociologia
Estudo dirigido: "Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu"
1. Como Bourdieu explica a divisão de classes nas sociedades contemporâneas?
A partir da análise da obra em questão, observa-se que, de acordo com Bourdieu, a divisão de classes sociais resulta da desigual distribuição dos capitais, de modo que os mesmos são divididos em quatro categorias: O capital econômico, baseado nos fatores de produção e no conjunto de bens econômicos, o capital cultural, que corresponde ao conjunto de qualificações intelectuais adquiridas através da família e do sistema escolar, o capital social, que consiste no conjunto de relações socias, e por último, o capital simbólico, relacionado ao conjunto de rituais ligados a honra e ao reconhecimento. Desse modo a má distribuição de tais capitais, gera a divisão de três diferentes classes, sendo elas, a classe dominante ou burguesa, detentora da maior parte dos diferentes tipos de capitais, a pequena burguesia, possuidora de certo número de propriedades, mas no que tange à cultura, encontra-se inferior a classe dominante, e as classes populares, caracterizadas pela quase ausência dos diferentes tipos de capital.
2. Compare a análise de Bourdieu com a de Marx sobre classes sociais. Em que aspectos se aproximam e em quais se diferenciam?
Ao compararmos a análise de Bourdieu com a de Marx no que tange às classes sociais, destacam-se algumas semelhanças e diferenças. As perspectivas dos autores se aproximam em relação à dominação das classes superiores, e as relações de conflito, pois Marx define tais classes sociais como relações conflituosas, na qual a burguesia, detentora de capital, explora o trabalhador, e Bourdieu, também defende tais relações de conflito, de modo que estas, ocorrem nos campos. Como discordância, temos que Marx analisa a existência das classes, apenas sob um viés econômico, gerada pela dominação dos meios de produção e