Sociologia
Sociedade Brasileira
Caruaru
LIMA, marcos eduardo de. et al. Sociologia 3. ed. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2012.
Resenha por: Mateus Chaves de Andrade, para o colégio Adventista de Caruaru, disciplina de sociologia, professora Marta Barreto.
Vivemos em uma sociedade tão miscigenada, tão diversificada, com diferentes pontos de vista, diferentes culturas cada uma com várias formas de abordagem e mesmo assim, o que era pra ser uma sociedade de aceitação, de respeito, na verdade é tudo ao contrário, é ai que surgem várias faces da nossa realidade.
Assim, durante muito tempo, alinha de interpretação mais comum da realidade brasileira é a de que aqui existem “dois brasis” um “atrasado” e o outro “moderno”, mas será que a culpa de estarmos assim é apenas nossa? da nossa geração? ou talvez isso tenha começado há muito tempo e continuamos a ser influenciados pelos acontecimentos passados? Parece que é necessário voltar no tempo, a começar pela colonização para poder perceber onde e como ocorreram os fatos que constituem nossa sociedade atual.
Como o Brasil foi descoberto pelos portugueses, muito de nossa maneira de viver é herança deles, como a diversidade cultural, que também é muito presente lá, e que só é possível graças à localização geográfica de Portugal por estar na fronteira entre Europa e África, sendo considerada uma nação plástica, isto é, apresenta uma grande capacidade de adaptação, resultante de seu intenso contato com o mundo não europeu. Outra característica é o desenvolvimento de uma “cultura de personalidade”. A falta de coesão seria mais própria dessa cultura, na qual a estrutura social sempre foi mais fluida e displicente. A ética do mérito pessoal, típica da legitimidade de poder baseado no carisma, sempre superou a ideia do coletivo. Sérgio Buarque de Holanda, autor do livro: “Raízes do Brasil”, acredita que a empreitada colonial portuguesa no Brasil se baseou