Sociologia
14ª
15ª Marx analisou a sociedade capitalista de um modo científico, mostrando que os capitalistas, detentores dos meios de produção, exploram os trabalhadores se apropriando da Mais-Valia (trabalho que o operário faz sem receber por isso o que é a maior parte do trabalho).
Gerando assim fome, miséria desigualdade, enfim, classes sociais cada vez mais antagônicas, de um lado os explorados (a grande maioria da população) e de outro os exploradores(em menor número mas com um poder econômico gigantesco). Dessa forma clara Marx expôs a o sistema de exploração capitalista, por isso Marx e os companheiros que estão nesta página são tão combatidos pela imprensa burguesa dos países Capitalista.
16ª Ele acreditava que a CLASSE SOCIAL dependia de 3 fatores.
A Sociedade, ou seja, onde esse indivíduo nasce? No Brasil, ele provavelmente será cristão. Em Israel, provavelmente um judeu. Entende? A sociedade impõe a "cultura" sobre o indivíduo. A época, ou seja, depende da época em que o indivíduo nasceu, exemplo:
No século 18 o pensamento era o antropocentrismo.
Hoje estamos na era digital.
A questão material, ou seja, o que você têm define a sua classe social.
Então Marx concluiu que, não importa estes fatores, mas a elite social(os ricos) é que acabam com o poder social mais forte.
17ª A doutrina de Comte, baseada na lei dos três estados ou etapas do desenvolvimento das concepções intelectuais da humanidade, compreende que no primeiro estágio a humanidade é regida por ficções da teologia; no segundo estágio, o