sociologia
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
SOCIOLOGIA
MACEIÓ- AL
OUTUBRO- 2013
BRUNA LIMA DIAS
QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO
MACEIÓ- AL 2013
1) A ética protestante desempenha um papel importante para o desenvolvimento de uma racionalidade tipicamente capitalista. Explique como Weber estabelece essa relação.
Weber buscava compreender a sociedade a partir do polo do individuo, já que não estava preocupado com as coisas externas e sim, com as mudanças a partir das ações sociais dos mesmos. Tinha a racionalidade como tema da sua sociologia e estava interessado em entender como a religião transformava a racionalidade em determinado grupo. Neste momento têm-se como exemplo a ética protestante, que está relacionada ás religiões no qual os países adeptos são mais sucedidos economicamente que os que têm como base o catolicismo ou outras religiões, já que esta tem um padrão de acumulação mais dinâmico de capital, que se dá pelo desenvolvimento da racionalidade no trabalho, ou seja, Weber percebeu que os países mais dinâmicos, desenvolvidos, ricos e que conseguiam avançar rapidamente, obtinham perfil protestante.
Esta ética se potencializa com a racionalização que é exigida pelo próprio capitalismo. A Revolução Ética propôs um novo conjunto de comportamento, tal esse, intramundano - buscava a reformulação na vida cotidiana – que produziu efeitos econômicos e psíquicos. No entanto, neste contexto, Weber não sugere que todas as sociedades se tornem protestantes, apenas diz que no capitalismo existe uma racionalidade para acumular capital – chamando atenção para o fato de uma revolução que aconteceu na Europa- que é de maior adesão nos países que tem por base a ética protestante.
2) Durkheim defendia que uma sociedade não poderia se manter coesa sem mecanismos que reproduzissem a solidariedade. Discuta quais eram esses mecanismos e quais