Analises Bromatologicas
1. Defina:
a) Extrato não nitrogenado
R: Corresponde teoricamente aos carboidratos não estruturais, de alta degradabilidade no rumem. Indica o valor energético dos alimentos, e sua determinação é feita pela exclusão das variáveis do extrato seco retirado da amostra natural.
b) Extrato Etéreo
R: Fração do alimento que é insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos (éter, clorofórmio, benzeno). Sua determinação consiste em submeter o material (na forma de amostra seca) à extração com éter.
c) Extrato Seco
R: São porções obtidas de vegetais frescos ou secos, por meio de um solvente específico, após o processo que elimina a fase líquida.
d) Extrato úmido
R: Está relacionado com a quantidade de água presente no alimento, mas não se trata somente da água, podem ser todas as outras substâncias que evaporam nas mesmas condições, ou seja, alta temperatura.
2. Defina:
a) Carboidratos
R: São moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Participam na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos, e desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: fonte de energia, reserva de energia, estrutural...
b) Teor de Proteína Bruta
R: É obtido o a partir do nitrogênio presente na amostra, a análise é realizada pelo Método de Kjeldahl, onde a porcentagem de nitrogênio encontrada é multiplicada 6,25. Essa análise é baseada no fato de que todas as proteínas possuem 16% de nitrogênio, e que todo nitrogênio do alimento está na forma proteica.
c) Teor de Fibra Bruta
R: É o resíduo orgânico do alimento obtido através da extração com éter, ácido e álcool. Sua composição é de celulose, lignina e hemicelulose.
d) Teor de Gordura R: É a porção do alimento que é insolúvel em água, é retirado do alimento através do éter.
3. Defina glicídios, explicando a diferença entre monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Cite 1 exemplo de cada.
R: São moléculas orgânicas com estrutura