Sociologia
Disciplina: Sociologia
Pág: 74
1. Os dois textos apontam a permanência de aspectos relacionados aos sistemas de castas e de estamentos na sociedade comtemporânea. Cite outras situações nas quais se observa alguma característica dessas formas de desigualdade no mundo atual.
Hoje em dia, ainda há muitas desigualdades e descriminações entre as pessoas. Uma delas, são em relação ao desempregados, por que aquelas pessoas que tem baixo indice de escolaridade, ao procurar um emprego, conseguem apenas um serviço de gari, ou até inferior a isto. Na maioria das vezes, quando vimos uma pessoa deitada na calçada(mendigo), olhamos e muitas vezes apenas sentimos pena, e não temos coragem de irmos e ajudarmos aquelas pessoas, que as vezes precisam muito de nossa ajuda. Muitas das vezes não vimos apenas as diferenças de riqueza, mas também diferenças de qualidade social das pessoas.
2. Com base na análise do que constitui uma casta e um estamento, como você explica a permanência desses tipos de desigualdades? Há estas desigualdades, por que as pessoas se dividem entre si mesmos, e umas das coisas que contribuem para estas desigualdades vem muitas vezes de nós mesmo, citamos por exemplo, o orgulho que sentimos de querer ser superior as outras pessoas. Isso faz com que descriminamos aquelas pessoas que as vezes são pouca coisa inferior à nós, por que podemos ser o quiser, basta ter determnação para alcançar os nossos objetivos, por isso nunca se sinta superior aos outros ou inferior à eles.
Pág: 83
1. Se o alimento produzido no mundo é suficiente para suprir as necessidades de todos, o que explica o problema da fome? Uma das principais razões são as desigualdades sociais, e a alta dos preços no mercado atual e, também muita das vezes a falta de boas terras para o plantio e o cultivo delas.
2. As campanhas contra a fome poderão resolver o problema ou a questão é sistêmica? Nesse caso, o que é necessário mudar