sociologia
No final de 2009 o PCdoB anunciou Netinho de Paula como candidato ao Senado pela legenda. No ano posterior, por muito pouco Netinho não foi eleito no lugar de Marta Suplicy, a favorita. Com a morte de Romeu Tuma, do PTB, no final da campanha, e a exploração de um antigo caso de agressão à ex-mulher, Netinho acabou indo para o terceiro lugar da disputa.
Em 2011, o PCdoB de São Paulo diz que não abrirá mão de lançar Netinho para a prefeitura.
Em dezembro de 2011 estava em segundo lugar na pesquisa Ibope para prefeito de São Paulo, com 14%, liderada por José Serra. Netinho manteve sua pré-candidatura até 25 de junho de 2012 no qual desistiu da candidatura e o PCdoB apoiou o candidato Fernando Haddad do PT. Posteriormente, o mesmo Fernando Haddad foi eleito prefeito de São Paulo, e Netinho foi escolhido para seu secretariado.
Netinho de Paulo tem ficha limpa: pois ele foi acusado pela mulher de agressão
Os projetos politico dele representam:
Transporte, juventude (Criança e adolescente), saúde, politica urbana, Educação, segurança e lazer (esporte e cultura).
Netinho de Paula também tirou de letra os questionamentos que levantam dúvidas sobre a autenticidade de sua ideologia comunista, preconceito que tem sido recorrente em debates do tipo. `` Todo pobre nasce comunista, querendo dividir alguma coisa e é nesse partido que aprendi as práticas que deram certo no mundo. Fiz sociologia, estudei e não conclui ainda. Ser comunista não é para qualquer um. Precisa ter coragem e atitude. Queria levar o que o rico tem para os pobres. Se for utópico, quero realiza. Comunista acredita em utopia