sociologia
DATA: 22/11/2013
1º ANO “A”
GRUPO: MICAELA,ELKE,RAQUEL E MATHEUS
PROCESSOS SOCIAIS: ASSOCIATIVOS E DISSOCIATIVOS
Ao trabalharmos instituições sociais, vimos que ao conjunto de regras e de procedimentos padronizados socialmente, eles possuem uma interdependência com o momento histórico daquela Sociedade.
Ao analisarmos o caso da escravidão no Brasil, até 1888, percebemos diferentes relações sociais. Por um lado, havia escravos que cumpriam a lei e seguiam confinados nas fazendas, e de outro lado, a história relata diversos casos de escravos fugitivos.Os contatos sociais dos escravos fugitivos com seus comparsas anteriores ou ulteriores, por meio da interação social, causava, normalmente, uma mudança no pensar e agir desses grupos. Quando a interação social provoca mudanças sociais, ocorre o que denominamos de Processos Sociais.
Os principais Processos Sociais São:
ASSOCIATIVOS
COOPERAÇÃO é uma forma de interação social na qual diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntas para um mesmo fim: “SOLIDARIEDE”.
ACOMODAÇÂO – é um processo social em que o individuo ou grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem ocorrer mudanças internas e se contenta, sem satisfação, com a situação que é imposta por um outro indivíduo ou pela sociedade.
ASSIMILAÇÃO – trata-se do processo social de ajustamento pelo qual indivíduo ou grupos diferentes tornam-se semelhantes. Difere-se da Acomodação, porque implica transformações internas nos indivíduos ou grupos na maneira de pensar, de sentir e de agir. Entre os processos dissociativos estão: competição e o conflito.
COMPETIÇÃO Nas Ciências da Natureza, especialmente na Biologia, competição é:
“relação de desarmônica”, na qual, pelo menos uma das espécies envolvidas é prejudicada. Nas Ciências Humanas, a competição pode levar os indivíduos a agirem uns contra os outros em