sociologia
Na década de 30 o Distrito Federal, localizado na cidade do Rio de Janeiro, possuía uma numerosa população, boa parte concentrada no campo que por desestruturação da agricultura foram obrigados a abandonar o campo rumo à cidade por falta de emprego.
Sendo assim a crescente imigração era inevitável em razão da acelerada industrialização urbana que precisava de mão-de-obra excedente, pois é nesse período que se inicia o processo de industrialização.
O Brasil passa nesse período por um declínio na sua produção de riqueza agrária e agrícola, iniciando o movimento industrial. Nesse processo de transição as pessoas residentes nas regiões agrícolas e rurais migram para os centros industriais em desenvolvimento. Território sem nenhuma infra-estrutura para atender esse contingente migratório que favorece ao aumento significativo da mazela da questão social, o número de habitações insuficiente que favorece a construção de moradias irregulares e ilegais sem nenhum tipo de saneamento básico, ocasionando um aumento de doenças que vão atacar a vida dos trabalhadores e de suas famílias.
Essas pessoas vinham em busca de condições melhores de vida, mas não era bem assim, no filme Tempos Modernos EUA 1936 retrata que as condições de trabalhos não eram dignas, a mão-de-obra era explorada ao máximo, seu salário era muito pouco perto do que se produzia, dando apenas para comer, deixando de lado o sonho de ter sua própria casa.
Diante das condições da expansão do modo produtivo capitalista, os trabalhadores são cada vez mais explorados e se evidencia um crescente acúmulo do capital por parte dos detentores do meio de produção, o que propicia uma organização por parte do proletariado em busca de melhores condições de trabalho e vida.
Líderes Comunistas organizavam manifesto para buscar condições melhores de vida.
Fábricas em greve, o desemprego aumentando cada vez mais,