Sociologia
Disciplina: Sociologia
Faça uma dissertação na qual responda as perguntas:
É papel da indústria fabricante preocupar-se com isso ou o processamento de resíduos é de competência e responsabilidade das instancias governamentais?
Você acha valido que aconteçam essas formas de esforços mercadológicos (para produtos de luxo), em um país em desenvolvimento, como o Brasil?
A responsabilidade não é sua
A indústria brasileira juntamente com o mercado, investem e instigam por meio de estratégias o consumo das classes sociais, fazendo com o que o consumo de artigos considerados de primeira necessidade sejam deixados de lados, devido ao ganho de status social que os produtos de luxo trazem aos que o utilizam. Gerando assim, uma discriminação social com relação ao “verbo ter”. Enquanto 50% da população não utiliza escovas de dente, o país se encontra como 12º no PIB mundial. Dados contraditórios, que mostram quanto a má distribuição de renda e só evidenciam a forma como os incentivos mercadológicos aos produtos de luxo disseminam a discriminação social. E enquanto a indústria garante o consumo dessas classes utilizando desses esforços mercadológicos para acentuar as compras em artigos de luxo, pouco se é investido no fim do ciclo de vida deste produto. Cabendo assim a ONG’s o “encargo” de conscientizar e criar esforços para que feitos como a reciclagem de embalagens, por exemplo, sejam realizadas.
O processamento destes resíduos deve partir da industria pois a mesma deve ser responsável pelo ciclo de vida do produto como um todo inclusive no momento do seu descarte. No qual são atribuem seus esforços mercadológicos ao cliente responsabilizando-o pela destinação do produto utilizado, o que dificulta o trabalho da reciclagem ou reutilização. Pois as empresas não atribuem essa responsabilidade e não tomam isso como sua proposta de valor, deixando seus clientes sem estrutura de aproveitamento ou reaproveitamento. Ocasionando o