sociologia
originários das décadas de 50 e 60 com forte críticas ao autorismo stalinista e como uma resposta á social democratização das direções operárias. possuem uma organização menos hieráquica,portanto acompanham a tendÊncia da flexibilização. possuem pautas de reivindicação específicas em média são movimentos reformistas que podem até guardar conteudos de crítica ao capitalismo, mas raramente são revolucionários. possuem uma estreita relação com as organizações não govenamentais.
MOVIMENTOS NEGRO
a partir da abolição (mentira cívica) lutam contra a discriminação étnica e racial a fim de recompor a condição de cidadania. conquistaram a criminalização do racismo na constituição de 1988, no entanto ela não foi completamente tipificada. recentemente adotam como uma das principais bandeiras a política de cotas, dentro do universo da ação afirmativa.
MOVIMENTOS FEMINISTA
tem o dia 8 de março como dia internacional de luta, registrado a partir do massacre de trabalhadoras numa fabrica dos EUA. desde a década de 50/60 centram a luta na libertação das amarras machistas colocadas sobre o prazer e a missão biologica da mulher. a reivindicação historica é o aborto como condição de liberdade sobre o corpo. recentemente, dada a inserção das mulheres,sobretudo as brancas, no mercado de trabalho, as reivindicações deslocaram para este universo, exigindo igualdades nas condiçoes de ingresso, ascensão e salário.
MOVIMENTOS GLBT
o movimento luta contra o discurso naturalista e conservador que não admite orientações sexuais diferentes daquela indicada pela própria natureza. são movimentos fundamentais para o combate ao preconceito e a propagação do HIV . a reivindicaçao de maior destaque é a oficializaçao do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
movimentos ecológico
concentram-se nos impactos provocados pelo desenvolvimento capitalista