diagrama eutetico
Os diagramas de fase são representativos das condições ideais de resfriamento, ou seja, de equilíbrio termodinâmico. Entretanto, na prática a condição ideal de equilíbrio do resfriamento lento, que determina a formação da microestrutura, nem sempre é mantida.
Por razões econômicas, na prática existe pressa em realizar o resfriamento, e ao mesmo tempo garantir o tipo de microestrutura desejado. O tempo então se torna um importante fator.
A relação entre a temperatura e o tempo (história) do resfriamento para obter determinada microestrutura é o que se denomina tratamento térmico.
A base para o estudo dos tratamentos térmicos é a cinética. Introduz-se uma importante variável, o tempo, que permitirá a construção de um novo tipo de diagrama, denominado T (Temperatura, Tempo, Transformação). O diagrama T é similar ao diagrama de fase, e permite mapear transformações de difusão de estado sólido (dependentes de tempo) e transformações rápidas, que ocorrem por outros mecanismos (independentes de tempo).
O gráfico representativo do diagrama T é também conhecido como diagrama de transformação isotérmico.
Esta denominação deve-se ao tipo de resfriamento que o mesmo representa:A partir da temperatura eutetoide, resfria-se rapidamente o material até uma determinada temperatura e mantem-se esta constante até que ocorra a transformação da austenita (como visto nos diagramas de equilíbrio, a austenita é instável abaixo da temperatura eutetoide). Assim a transformação da austenita ocorre isotermicamente.
A figura abaixo mostra que a evolução da transformação pode ser representada por uma família de curvas, que indicam o percentual de transformação ao longo do