SOCIOLOGIA
Fundamentos Sociológicos da Educação
TUTORA : FERNANDA DA SILVA ALVISSU PRIZOTO
Acadêmica: Luciana Maria de Oliveira
RA:3708625910
Anápolis
2013
Passo 1: Leia o Capítulo 4 do livro-texto e defina, com suas palavras, em até 10 linhas, o que Max Weber apontou como a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático.
Max Weber define a história humana como um processo crescente de racionalização das relações sociais. O agir em sociedade pressupõe determinadas normas, que se enraízam e institucionalizam. Na medida em que as relações sociais se tornam mais complexas, maiores os desafios para se estabelecer níveis de consenso que possam abrigar as diferentes relações sociais.
O movimento, Weber constrói novamente uma tipologia, num sentido ideal. É nesta parte da história que a sociologia weberiana atribui um significado relevante para as práticas de educação.
É importante o bom entendimento de conceitos aplicados por Weber. Weber vê a educação como uma ação social e aponta três caminhos para a educação. Para Weber, a educação é o modo pelo qual os indivíduos são preparados para exercer funções, relacionadas à nova realidade caracterizada pela racionalização da vida, tanto na administração do aparelho de estado, quanto nas empresas capitalistas.
Passo 2: Baseie-se na teoria de Max Weber para apresentar como se comporta o professor neste modelo de escola baseada no fornecimento educação especializada – burocrática ou do treinamento. Faça um resumo de, no máximo, 20 linhas para apresentar as ideias do autor.
Baseado na teoria de Max Weber, na educação racional e burocrática, que impede que os estudantes tenha uma liberdade maior de construção de conhecimento, o professor se torna um mero transmissor de conhecimentos, ou seja, apenas transmitia o que ele já sabia.
A educação ,constituída por um carácter institucional, racional e burocrático,que impede os estudante tenham