sociologia
Denominadas polícias militares no Brasil as forças de segurança pública de cada uma das unidades federativas que têm por função primordial a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública nos Estados brasileiros e no Distrito Federal (artigo 144, da Constituição Federal de 1988).
Competências Legais: Constituição da República Federativa do Brasil
Art. 144 - A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
V - polícias Militares e corpos de bombeiros militares. §5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
São forças auxiliares e reserva do Exército Brasileiro e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro.Seus integrantes são chamados de militares dos Estados (artigo 42 da CRFB), assim como os membros dos Corpos de Bombeiros Militares.
BPRP O Batalhão de Polícia de Radiopatrulha foi fundado na década de cinquenta por força de lei estadual primeira unidade especializada radiomotorizada.
Visa combater o porte ilegal de armas e o tráfico de drogas utilizando o policiamento ostensivo radiomotorizado.
CIOE, A Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) foi criada, através de Decreto Estadual em 1989, com a finalidade inicial de combater roubo e furto de veículos, com o nome de Companhia de Polícia Especializada(CPEsp).
Com o passar dos anos vislumbrando acompanhar a evolução do crime no Estado de Pernambuco, passou a ser denominada Companhia Independente de Operações Especiais sendo composta por um grupo de policiais especializados, em situações de crises, ocorrências com Bombas e artefatos Explosivos, Terrorismo, Negociação de Reféns em cativeiro localizado,Operações Rurais, combate a