Artigo sobre a HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO
Resumo
Este artigo sumariza a história da computação, desde seus primórdios até os tempos atuais, passando desde o ábaco, por máquinas de grande porte com problemas de temperatura. As épocas são categorizadas em gerações, de acordo com a implementação de novas tecnologias.
Palavra-chave: História da computação, o avanço da tecnologia.
Introdução
Não sabemos precisamente quando surgiu a necessidade de contagem, pois no início os homens sobreviviam apenas de produtos extraídos da natureza, da caça e da pesca. Este processo provavelmente surgiu quando o homem começou a plantar, domesticar os animais, construir casas, etc. ou seja teve o início das atividades humanas.
O início da Era da Computação
Desde os idos tempos da humanidade os seres humanos procuram relacionar quantidades. Supõe-se que as primeiras tentativas de contagens foram feitas pelos pastores de ovelhas que marcavam a areia com sulcos ou empilhavam pedrinhas ou gravetos, na medida em que as ovelhas iam passando.
Como os cálculos foram se complicando e aumentando de quantidade, dos sulcos na areia e as pedrinhas nasceu o ábaco, há cerca de 2500 anos. O ábaco era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes, que de acordo com a sua posição, representava a quantidade a ser trabalhada. O ábaco russo era o mais simples: continham 10 contas bastando contá-las para obtermos suas quantidades numéricas.
O ábaco chinês possuía 2 conjuntos por fio, contendo 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representavam 5 unidades. A variante do ábaco mais conhecida e o SOROBAN, ábaco japonês simplificado (com 5 contas por fio, agrupadas 4x1), ainda hoje utilizado.
Em 1614, John Napier, matemático escocês, inventor dos logaritmos, criou os Bastões de Napier, que consistem num conjunto de 9 bastões.
Em 1633, William Oughtred, teve a idéia de representar esses logaritmos em escalas de madeira, chamando-o de CÍRCULOS DE PROPORÇÃO. Este dispositivo originou a