Trabalho!
Hoje em dia torna-se difícil conseguir acompanhar todas as evoluções tecnológicas. Mesmo reduzindo o espaço de procura a apenas temas relacionado com a nossa área – suponhamos Java e ciência da computação – as novas frameworks, ferramentas, papers e notícias obrigam a atenção contínua. Eu pessoalmente tenho cada vez mais dificuldade em reservar tempo para ler as feeds RSS ou tentar ler o que as várias pessoas que sigo partilham no Twitter.
No entanto, também são necessários os conceitos base. Fora o ensino superior e certificações, livros são um recurso essencial que me parecem que hoje em dia muita gente despreza. E estou a falar daqueles em papel, não dos pdfs que se sacam da net.
Foi com esta ideia que decidi juntar uma lista de 13 livros que considero essenciais para um programador Java – i.e. que contêm a matéria mínima que gostava de ver nos membros das minhas equipas de desenvolvimento. Alguns destes podem ser substituídos por outros porque trata-se de escolhas pessoais, mas os temas e áreas abrangidos penso serem extensivos. De referir também que se trata de uma lista de livros técnicos, não se focando no desenvolvimento das chamadas “soft skills”. Fica a lista.
1 - Clean Code
2 - Code Complete
3 - The Pragmatic Programmer
4 – The Java Programming Language
Escrito pelos criadores da linguagem, serve tanto como livro de introdução à linguagem como também de excelente referência para manter por perto.
Cobre desde as áreas básicas da linguagem até I/O, threading e acima de tudo as collections, para as quais é muito útil como referência.
5 – Effective Java
Escrito pelo Joshua Bloch, Effective Java é provavelmente o melhor livro sobre Java que já li.
Está organizado em 78 itens e cada um é uma boa prática, por exemplo, “Preferir composição no lugar de herança”, “Evitar Finalizers” ou “Preferir anotações a padrões de nomenclaturas”. Em cada um