SOCIOLOGIA
EDILANE SERAFIM DE CARVALHO-RA 420547
HILDSON CAMPELO-RA 7937693423
MARCIA EVANGELISTA DA SILVA - RA 420547
SÔNIA PEREIRA DE SOUZA - RA 414722
VIVIANE DA SILVA SOARES – RA 7930696425
Formação Social, Econômica e Política do Brasil.
Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera - Polo de Juazeiro - como requisito de avaliação parcial da disciplina Formação Social, Econômica e Política do Brasil, a ser postado na plataforma virtual dia 29 de setembro de 2013.
Orientadora: Prof.ª. Maria Clotilde Bastos
JUAZEIRO – BA
2013
O BRASIL DE MUITAS CORES E FACES
O presente trabalho propõe uma releitura das obras do artista Francês Jean Baptiste Debret, que veio ao Brasil junto com a missão artística Francesa. Entre os anos de 1834 e 1839, quando voltou a Paris o pintor editou o livro Viagem Pitoresca e Histórica ou Brasil onde reuniu todas as imagens sobre os estudos realizados no Brasil. Esta obra legou um precioso documentário, pois retrata o modo de vida da sociedade brasileira no século XIX. Sendo assim as imagens registradas por Debret é uma riquíssima fonte de pesquisa para historiadores e professores de História. As novas abordagens e fonte de pesquisa ganham importância com o advento da Escola dos Annales que propunha entre outras coisas a ampliação do campo de estudo. A partir da Nova História, os historiadores tiveram liberdade para extrapolarem suas fontes de estudo.
As imagens não são meras ilustrações que acompanha um texto, ela representa a organização social, paisagem, sociedade, cultura, arquitetura, valores morais e religiosas e costumes de determinado período da sociedade brasileira. A importância do trabalho realizado por Jean Baptiste Debret para a iconografia e poder, estuda a cultura e a arte da capital do império português.
Jean Baptiste Debret nasceu em Paris em 18 de Abril de 1768. Foi um pintor, desenhista e professo francês: