Aplicação das teorias clássicas da administração: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de pequeno ou médio porte.
O câncer de mama ainda é o tipo da doença que mais mata as mulheres entre 35-54 anos em todo o mundo, só vem a perder para a violência domestica contra as mulheres. A cada 10 mulheres diagnosticadas com esse tipo de câncer no Brasil, três morrem por conta da doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, órgão do Ministério de Saúde. Os homens também podem desenvolver a doença, no entanto, a incidência é baixa e atinge 1% dos casos. Com base nesses dados o mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, a enfermidade que em 2010 foi responsável pela morte de 12.705 brasileiras, recebe um mês especial de ações e merece atenção de todas as mulheres. A luta contra o câncer de mama tem, durante todo esse mês de outubro, seja ela por tv, redes sociais, rádios, jornais e etc.
O importante é chegar a todas as mulheres do Brasil, seja ela de classe alta, média ou baixa.
Fatores de risco:
Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença, está o histórico familiar, responsável por 5-10% dos casos, a idade, a menstruação precoce, a menopausa tardia, o uso prolongado de anticoncepcional, a primeira gravidez depois dos 30 anos e também o fato de não ter filhos. A obesidade, a grande ingestão de gordura animal e o sedentarismo, além do tabagismo e da reposição hormonal também podem aumentar as chances de se desenvolver câncer de mama.
Alguns dos sintomas da doença: Mama mais dura que o normal; nódulo ou caroço interno, palpável e dolorido; assimetria das mamas; e saída de líquido pelo mamilo, entre outros.
O ideal é não esperar existirem os sintomas para se procurar um médico, pois quanto antes à doença for descoberta, melhor. Quando os sintomas aparecem, o câncer já tem grandes chances de estar em um nível mais avançado.
TRATAMENTO
O tratamento para um paciente de câncer de mama irá depender do estágio da doença, bem como das