Inovações e tendências tecnológicas no cumprimento das obrigações acessórias do direito do trabalho. subtema: cartão ponto
Todo empregado é um trabalhador, mas nem todo trabalhador é empregado, ou seja, o trabalhador somente será empregado quando preencher os quatro requisitos: pessoalidade, não-eventualidade, subordinação e remuneração. Portanto, empregado é o trabalhador subordinado, que recebe ordens, é pessoa física que trabalha todos os dias ou periodicamente, ou seja, não é um trabalhador que presta seus serviços apenas de vez em quando (esporadicamente) e é assalariado.
A importância do Cartão Ponto para as empresas - Introdução
Em um mundo tão corrido quanto o nosso, é imprescindível termos responsabilidade quanto aos horários dos nossos compromissos; e o trabalho, é um dos mais importantes compromissos que temos diariamente. É essencial, para as empresas, que os horários dos funcionários sejam respeitados de forma muito profissional, o que faz com que também o relógio/cartão Ponto seja um item necessário em qualquer local de trabalho.
Com o relógio de ponto, o empregador consegue saber com exatidão os horários em que seus colaboradores estão entrando e saindo do trabalho. Essa é uma das informações mais importantes dentro do universo empresarial, já que as empresas pagam salários baseados no número de horas trabalhadas e, em alguns casos, nas horas extras feitas por um funcionário. Além disso, na carteira de trabalho de cada um, a descrição do cargo vem, também, com o número de horas trabalhadas previsto no contrato de trabalho, e quem não cumpre com exatidão essa parte do contrato pode ser penalizado por isso.
Todo empregador é obrigado, por lei, a ter registradas as horas de entrada e saída dos seus funcionários na jornada de trabalho. Atualmente, também por força de lei, as empresas brasileiras fazem esse tipo de controle através do cartão ponto eletrônico, o famoso crachá que,