Pipa
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CAMPINAS – SP
2011
Evidências de aplicação das teorias da Administração Científica à Teoria das Relações Humanas: Um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de pequeno ou médio porte.
Atividades Práticas Supervisionadas
Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplina em 2° semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
Campinas
2011
SUMÁRIO.
SIGLAS.
Introdução.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A OBRA DE TAYLOR – PARTE RAFAEL (FALTA)*
Administração como ciência
Administração científica se baseia na ênfase das tarefas. Seu nome é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de aumentar a eficiência industrial.
Seus principais métodos na aplicação das soluções de problema são: Observação e Mensuração.
A ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO – PARTE RAFAEL (FALTA)*
Os Princípios da Administração Científica
Os princípios da administração cientifica é sistemática, voltada ao estudo da organização do trabalho, monitorando tempos, movimentos e estabelecendo padrões na forma de trabalho, com treinamentos e especializações dos funcionários, podemos verificar seus princípios através de 4 fatores sendo eles:
1. Principio de Planejamento: substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento.
2. Princípio do preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção, bem como o arranjo