Sociologia
Definições
20/08/2013
Renata Nobre Flores Turma: 202
Matéria-prima
A matéria-prima consiste num conjunto de produtos necessários em diversos processos de produção, que são extraídos ou obtidos diretamente da Natureza (explorações florestais, agrícolas ou minerais). Estas matérias constituem a primeira fase da cadeia de transformações imprescindíveis para a obtenção do produto final.
Dado que o estado em que se encontram as matérias-primas não possibilita a sua utilização direta pela maior parte das indústrias, estas usam produtos semielaborados obtidos a partir das matérias-primas, as denominadas substâncias básicas.
A importância industrial e estratégico-militar de determinadas matérias-primas faz com que os países importadores considerem essencial garantir o fluxo regular e constante de tais matérias, donde tentam exercer o controlo sobre as jazidas e respetiva exploração, inclusive mediante ações militares.
Recursos naturais
Os recursos naturais são componentes, materiais ou não da paisagem geográfica, mas que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho humano e cuja própria gênese é independente do Homem, mas aos quais lhes foram atribuídos, historicamente, valores econômicos, sociais e culturais. Portanto, só podem ser compreendidos a partir da relação homem-natureza.
Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processo tecnológicos para utilização de um recurso. Exemplo típico é o magnésio, que até pouco tempo não era recurso natural e passou a sê-lo quando se descobriu como utilizá-lo na confecção de ligas metálicas de aviões. Recursos naturais e economia interagem de modo bastante evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é