SOCIOLOGIA
Utilizamos a expressão Ciências Sociais, em comtraposição a Ciências Naturais, para diferenciar um conjunto de disciplinas que se dedicam ao estudo do mundo social. O uso do termo Ciência impõe a utilização de uma sucessão de métodos sistemáticos para estudar o mundo natural e o social.
As Ciências Naturais são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural – físico, biológico – utilizando o método científico para encontrar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais. Essas disciplinas abrangem determinados aspectos da realidade natural, dividindo-a em campos de estudo, por exemplo: a química, a física, a biologia e assim por diante.
As Ciências Sociais têm como objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se portanto no mundo social, e assim como as ciências naturais, buscam a objetividade através da utilização rigorosa do método científico. E, da mesma forma que as ciências naturais também são divididas em campos especializados, tais como: Sociologia, Psicologia, Economia, Ciência Política, Administração, Antropologia, e assim por diante.
A Sociologia como disciplina científica surgiu no século XIX, e a partir dela foram sendo criadas as outras áreas de estudo da Ciência Social, e por este motivo é conhecida como a “mãe” de todas as Ciências Sociais. Assim sendo, a Sociologia nasce como decorrência das profundas transformações nas sociedades ocidentais provocadas pela Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra, e pela Revolução Francesa de 1789.
O que é Sociologia – Quem consagrou o uso da palavra Sociologia foi Augusto Comte, em 1839, que a utilizou em substituição à expressão física social, passndo a designar essa nova ciência que se dedicava ao estudo do mundo social. A palavra é híbrida, composta de um termo latino, socio, que exprime a ideia de “social”, e pelo termo grego, logos, que exprime a ideia de “estudo”.
Podemos dizer que a Sociologia é o