Arte e Matemática
Arte e Matemática apresenta questões de extrema importância, que não são comum]mente abordadas nas nossas sala de aula. Os programas podem, por isso, ser utilizados em vários níveis: na seleção e exibição de partes para alunos de ensino fundamental, em todos os ciclos: na exibição, discussão e pesquisa para os alunos do ensino médios, também como excelente material para estudos de capacitação dos professores, estimulando-os e instrumentalizando-os para trabalhos relacionados aos conteúdos que abordam.
Muitos de nós , professores, fomos interpretados alguma vez por aquela insistente e indesejada questão: Para que serve isso?
Sem entrar na discussão de qual é a melhor maneira de responde-la, podemos agora inverter os papéis e com o auxilio da série, adaptar e devolver aos nossos alunos questões semelhantes: O que há em comum entre a reprodução de casais de coelhos e números de pétalas de flores? A matemática da abelhas é diferentes da Nossa? Música e frações são estudos conflitantes ou complementares.
Podemos observar, em todos os programas da série, uma elogiável preocupação em apresentar depoimentos de profissionais de várias áreas, comentando e opinando sobre os temas tratados. Isso serve para mostrar a interdisciplinaridade que, por vez ou outra, não fica tão evidente nosso trabalho diário com Matemática. Mas em alguns casos, carrega um dificuldade para a apresentação dos programas aos alunos mais jovens, pelo fato de tais comentários virem carregados de termos e opiniões mais próximo, às vezes, do universo dos adultos. Partindo desse principio, sugerimos que o professor faça uma triagem prévia dos conteúdos e entrevista, com base no estágio de seus alunos.