sociologia
(França: 1858-1917)
Embora A. COMTE seja considerado o pai da sociologia e tenha lhe dado esse nome, DURKHEIM é apontado como um dos seus primeiros grandes teóricos. Se esforçou para emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constituí-la como disciplina rigorosamente científica, definindo precisamente seu objeto, método e aplicações.
Objeto da sociologia: os fatos sociais.
(As regras do método sociológico)
TRÊS CARACTERÍSTICAS:
1ª CARACTERÍSTICA:
1) COERÇÃO SOCIAL (que reprime, coíbe, que tem o poder de impor obediência) – a força que exercem – levando o indivíduo a conformar-se às regras da sociedade em que vive, independentemente de sua vontade ou escolha.
Exemplo: idioma/família/leis/religião
O grau de coerção varia e depende de SANÇÕES:
LEGAIS: prescritas na forma de leis.
ESPONTÂNEAS: vêm do grupo social.
A EDUCAÇÃO (formal e informal) exerce um papel importante na conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem , de modo que após algum tempo as regras estão internalizadas e transformadas em hábitos.
2ª CARACTERÍSTICA:
SÃO EXTERIORES AOS
INDIVÍDUOS - existem e atuam sobre eles independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou seja, as regras sociais, os costumes, as leis, já existem antes do nascimento e são impostos.
3ª CARACTERÍSTICA:
GENERALIDADE – É social todo o fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou em boa parcela deles – natureza coletiva – comunicação, sentimentos, moral, forma de habitação.
A objetividade do fato social
A postura científica exige que o pesquisador mantenha distância/neutralidade em relação aos fatos – objetividade de sua análise/nãointerferência do cientista no fato observado/analisado. Aproximando a sociologia das ciências naturais/exatas.
O sociólogo deveria estudar os fatos sociais como coisas, fenômenos que lhe