Sociologia
Com base na leitura dos trechos retirados do livro e em conhecimentos sobre a História do Brasil Republicano, responda às questões de 35 a 38.
35. Apressada pela sucessão presidencial, a crise estourou. Pressionado pelos banqueiros ingleses e americanos, Washington Luís teve de negar novos financiamentos aos produtores paulistas de café e parou de comprar a safra excedente. Para piorar a situação, violou a política do “café-com-leite” não apoiando o presidente mineiro, Antônio Carlos de Andrada, e sim o paulista, Júlio Prestes. Minas Gerais, revoltada, se uniu aos coronéis nordestinos, representados pela Paraíba, e ao Rio Grande do Sul, formando um bloco político poderoso, a Aliança Liberal, para concorrer à Presidência da República. (p. 99-100)
Os fatos descritos no trecho acima marcaram o início de um novo período da História Republicana Brasileira, conhecido como:
a) República Oligárquica.
b) Era Vargas
c) Democracia Populista.
d) Ditadura Militar.
e) Nova República.
36. Cercou-se dos aparelhos mais avançados, sempre admirando a evolução dos objetos. A eletricidade penetrava em tudo. Surgiam liquidificadores, batedeiras, vitrolas, gravadores... A voz humana agora chegava junto da imagem, através da televisão, e isso facilitou seu trabalho de análise, procurando nos corpos em movimento os indícios da presença do Velho. A moda então eram os carros, Antônio tinha um no Rio e outro em São Paulo, e os eletrodomésticos. Milhares de produtos precisavam ser fabricados em função deles: aço, ferro, asfalto, borracha, plásticos... o que gerava