Sociologia
1- Indique porque o individualismo é um produto de nosso tempo. Contextualize. O individualismo predomina hoje em dia porque somos culturalmente moldados a agir desta forma. A preocupação hoje em dia é com o bem individual e não com o coletivo. Nós pensamos primeiro em que vantagem teremos em uma atitude tomada, e não que bem ela poderá fazer para a sociedade.
2- Por que, para o texto, o individualismo é culturalmente provocado e politicamente conveniente? Você concorda com essa idéia?
Porque do ponto de vista político para os governos é conveniente que o individuo cuide apenas de si mesmo e não participe da vida comum da sociedade, deixando isso a cargo deles.
Não concordo, pois com essa linha de pensamento a sociedade se isola, não se preocupando com o bem coletivo.
3- O que pensam Munõz, Kierkegaard e Nietzsche sobre o individualismo? Reflita a respeito.
Muñoz vai contra o pensamento que divide os comportamentos em individualistas ou coletivos; ela afirma que o individualismo está ligado ao coletivo sempre. Os dois ocorrem ao mesmo tempo.
Para o filósofo Kierkegaard, a finalidade do homem deve ser tornar-se um individuo, ou seja, um ser de relações consigo mesmo, com os outros e com Deus.
Nietzsche nega a idéia de que se deve trabalhar por grandes ideais coletivos, ou para se ficar na história. Para ele, o trabalho deve ser feito porque é bom e se gosta de praticá-lo.
A idéia de Muñoz corresponde ao que acontece hoje, onde, um estudo científico específico que só interesse à uma pessoa, pode acabar proporcionando descobertas que beneficiem outros seres.
4- O que ele fala sobre a cultura do corpo e a morte do espaço público. O que você pensa a respeito?
Alguns autores dizem que atitudes egoístas de rompimentos com os laços comunitários levam a dois fenômenos descritos como a morte do espaço público e, junto com essa morte, a cultura do eu. Para eles, o indivíduo contemporâneo e pós-moderno, não valorizando o caráter