Sociologia
Para ser compreendida, a sociologia - este conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social – deve ser analisada no contexto histórico que possibilitou o seu surgimento, formação edesenvolvimento. Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização.
Sua origem ocorreu com a desagregação da sociedade feudal e a consolidação da civilização capitalista. Não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.A dupla revolução que o século XVIII testemunhou - a industrial e a francesa - constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível.
Entre1780 e 1860, a Inglaterra passou a comportar enormes cidades, nas quais se concentravam suas nascentes indústrias, atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade, assim como engajou mulheres e crianças em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas, sem férias e feriados, ganhando um salário de subsistência. As cidades passavam por um vertiginoso crescimento demográfico, sem possuir, no entanto, uma estrutura de moradias, de serviços sanitários, de saúde, capaz de acolher a população que se deslocava do campo. Houve aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população etc.
A classe operária, com consciência de seus