Sociologia
Este trabalho se focará em apresentar primeiramente o conceito de sociologia, buscando desde meados do século XVIII, quando começou a se formar a ideia de Sociologia, mostrando sua evolução ao longo do tempo e por fim o seu status hoje, vivendo numa sociedade diferente que permitiu uma visão sociológica diferente.
Pois assim é a Sociologia, uma ciência que a todo o momento se adéqua ao seu objeto de estudo, que é a sociedade.
Veremos também os Clássicos Sociológicos, que são três grandes pensadores da época: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.
E observará diferenças no pensamento dos três grandes contribuidores para a Sociologia, porém o objeto de estudo principal sempre será o mesmo, o comportamento do homem na sociedade. Boa Leitura!
Um “Tour” pela Sociologia
O que é Sociologia
A Sociologia tem como objeto de estudo a vida social e o comportamento humano na sociedade, tentando também interligar e compreender as diferentes sociedades e culturas, por isso trata-se de uma ciência humana.
Os estudos sociológicos, não interessam mais limitadamente aos sociólogos, mas também a todas as áreas humanas onde são encontrados comportamentos específicos. E hoje com uma diversidade tão grande de meios de vivência, onde cada ser humano é exposto, inevitavelmente são encontrados também comportamentos diversos que algumas vezes são observados em uma única pessoa, variando somente pelo ambiente onde o indivíduo se encontra.
E esse é um dos principais objetivos da sociologia, entender essa variação de comportamentos por ambientes e pessoas, que de certa forma ajuda o indivíduo a se portar corretamente de acordo com o ambiente, apesar disto ser apenas uma mera consequência.
Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações social e,