microcontroladores
Novas tecnologias impulsionadas pela competitividade entre as empresas fez com que o avanço na área da eletrônica se desenvolvesse rapidamente, até meados da década de 40 o principal dispositivo para trabalho lógico era realizado por válvulas, os transistores começam a ser comercializado na década de 50 e apenas na década de 60 surgem os primeiros circuitos integrados, mas já o primeiro microprocessador data de 1971, fabricado pela Intel, o microprocessador de 4 bit INTEL 4004, daí a evolução no processamento a velocidade no desenvolvimento do componente, e na sua capacidade foram cada vez mais rápido, surgindo vários fabricantes. Atualmente um único chip é capaz de armazenar centenas de milhares de transistores.
Microcontrolador é um chip responsável pelo processamento de um microcomputador, em outras palavras é o coração de um processo, mas não funciona sozinho, necessita de outros componentes para sua utilização.
Os microcontroladores surgiram no princípio dos anos 80 e trata-se de um “Microcomputador de um só chip”. Tudo surgiu da necessidade de ter um componente mais simples para a execução de tarefas dedicadas, sendo mais simples e compacto, o componente é mais lento, e realiza instruções menos complexas, mais simples, portanto, é mais barato e eficiente.
COMPOSIÇÃO
Uma CPU (Unidade Central de Processamento)
Memória RAM
Memória ROM
Memória EEPROM (Memória de leitura e escrita não volátil, isto é, que não se perdem dados quando o circuito é desconectado)
Portas de Entrada/Saída (Pinos de E/S)
Unidades PWM;
Temporizadores do tipo Watchdog;
Conversores A/D
Podemos encontrar tudo isso dentro do mesmo circuito integrado.
Cada vez mais existem produtos que incorporam microcontroladores com a finalidade de aumentar substancialmente seus recursos, reduzir seu tamanho e custo, melhorar sua confiabilidade e diminuir o consumo de energia.
Os Microcontroladores "PIC"
Os microcontroladores denominados "PIC"