Sociologia
1. Qual a influência das idéias e da teoria de charles darwin no pensamento sociológico positivista? 2. Como eram vistas as sociedades não-européias com as quais os europeus entraram em contato a partir do imperialismo?
3. Como as ciências naturais influiriam na formação do pensamento positivista?
4. Identifique e discuta as características do pensamento positivista presentes neste texto:
“Todos os diversos meios gerais de exploração racional, aplicáveis às investigações políticas, concorreram espontaneamente para estabelecer, de uma maneira igualmente decisiva, a inevitável tendência primitiva da humanidade a uma vida principalmente militar e seu destino final não menos irresistível a uma existência essencialmente industrial”. (Apud Francisco Ayala, Historia de la sociologia, p. 77.)
5. Com base nas características do pensamento positivista, analise este texto de Comte:
“Nossa exploração histórica deverá ficar quase unicamente reduzida à seleção ou à vanguarda da humanidade, compreendendo a maior parte da raça branca ou as nações europeias e até limitando-nos, para maior precisão, sobre todos os tempos modernos, aos povos da Europa Central”. (Curso de filosofia positiva, apud Francisco historia de la sociologia, p. 61.)
6. quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava
O texto a seguir é autoria do filósofo social Le Bom, retirado de sua obra A multidão escrita 1895. Leia-o e responda às questões as seguir.
“pelo mero fato de formar parte de uma multidão organizada, um homem desce vários degraus na escala da civilização. Isolado, ele poderá ser um indivíduo cultivado; na multidão, é um bárbaro – ou seja, uma criatura que age por instinto”. (Apud Gabriel Cohn, sociologia de comunicação, São Paulo, Pioneira, 1973, p.20.)
7. Que características do pensamento positivista – evolucionista podem ser encontradas no texto?
8. Referindo-se a uma época de grande mobilização popular de caráter