Sociologia
A expansão marítima representa a expansão do comércio, portanto, burguês, apesar de interessante para a nobreza que controlava o Estado. Na expansão Ibérica não se encontram interesses italianos. Vale a pena lembrar que muitos historiadores consideram o Estado Moderno ainda como um “Estado Feudal”. A expansão somente foi possível devido à centralização do poder em Portugal e Espanha, caracterizados politicamente como monarquias absolutistas.
Do ponto de vista religioso, as monarquias ibéricas tiveram o apoio do Papa e se utilizaram de novas tecnologias derivadas do conhecimento, oriundo do renascimento.
2 - A expansão marítima comercial ajudou a divulgação das novas ideias protestantes na América do Norte.Isto foi fundamental para que os Estados Unidos se tornassem a potência econômica que ele é hoje,porque a ética protestante promovia o progresso econômico.
Em direção contrária,a expansão comercial promovida por católicos portugueses e espanhóis na América do Sul aprofundou os valores da Igreja Católica(Contra-Reforma) que condenava a riqueza.Isto determinou a inibição do desenvolvimento da economia da região.
Até hoje a América Latina,por conta da influência da ética Católica é atrasada em relação aos países e ex colônias que tem influência protestante.
Não se esqueça também que os países que ficaram ricos por conta da ética protestante começaram a precisar de novos mercados e isto determinou uma nova expansão colonialista no século XIX na Oceania,África e Ásia.No ínicio do século XX tal fenômeno resultou nas duas grandes guerras mundiais e outros conflitos regionais,como os que acontecem na Ásia,África,América Latina e Oriente Médio,etc...
Resumidamente podemos afirmar que a reforma protestante promoveu a