introdução a informatica
• É uma máquina constituída por componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar, processar e transmitir informações.
• Máquina programável, capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma sequência de comandos, de acordo com o que for especificado.
O computador não faz absolutamente nada sem que alguém ou algum comando seja ordenado. história do computador teve início a partir do momento em que o ser humano percebeu a necessidade de realizar cálculos mais complexos, então foi criado o Ábaco há aproximadamente 4.000 a.C., no qual se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos. O Ábaco 4000 a.C. era feito por uma placa de argila. Ábaco 200 a.C. era feito por uma moldura retangular de madeira com varetas paralelas e pedras deslizantes, como o da imagem ao lado.Após o ábaco, abriu-se uma lacuna temporal até 1642 quando o francês Blaise Pascal inventou a primeira máquina de soma que recebeu o nome de PASCALINA que executava operações aritméticas quando se giravam os discos interligados, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas. Em 1834, desenvolveu uma máquina analítica capaz de executar as quatro operações (somar, dividir, subtrair e multiplicar – operações básicas), armazenar dados em uma memória (de até 1.000 números de 50 dígitos) e imprimir resultados, porém essa máquina só foi concluída após a morte de Charles Babbage, que com esse feito tornou-se o “Pai do Computador”. Sua máquina diferencial foi desenvolvida a fim de permitir cálculos de funções trigonométricas e logarítimas usando cartões perfurados.
Em 1930, os cientistas começaram a progredir nas invenções de máquinas complexas, sendo que o analizador diferencial de Vannevar Bush anuncia a moderna era do computador. Em 1936, Allan Turing publica um artigo sobre “Números Computáveis” e Claude Shannon demonstra uma tese e a conexão entre lógica simbólica e circuitos