Sociologia
Com a revolução, surgiu uma nova conduta de trabalho, a partir do surgimento da maquina a vapor e novos métodos produtivos.
A sociedade mudou, efervescia novas formas de produção,o que ate então era padrão para as famílias que passavam de geração em geração foi desfeito.A partir daí as famílias perderam seu referencial e foram dos campos para as cidades.
As cidades não tinham capacidade de suportar esse grande crescimento, descapitalizado a sociedade. Vários fatos sociais começaram a ocorrer, existindo a necessidade de explicação e entendimento.
As ciências existentes não conseguiam explicar essa nova realidade, então a sociologia veio a estudar e explicar essa nova realidade.Estudando seus comportamentos e grupos.e como os fatos sociais geraram essas relações .Revelando os aspectos econômicos,jurídicos,políticos,religiosos etc.
UNIDADE I - O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Vamos analisar a ação de entrar para a Universidade, segundo a explicação de Weber.
a) uma jovem mulher faz vestibular para Direito. Seu pai é promotor e sua mãe uma renomada advogada. Alguns de seus tios são Delegados de Polícia e outros advogados. Ela queria desde criancinha ser médica. Como se classifica a sua ação e por quê?
R.: Sua ação é tradicional, pois este não era o seu fim, além de não compartilhar os mesmos valores sobre a carreira com a sua família.
b) uma jovem mulher faz vestibular para Direito. Ela não tem nenhum parente advogado, promotor, delegado ou da área jurídica. Desde criancinha era queria ser advogada, sempre gostou de assistir a filmes de tribunal. Como se classifica a sua ação e por quê?
R.: Sua ação é racional com relação aos fins porque seu fim é este, ser advogada, e ela orienta a sua ação por este