Sociologia
Após a derrota dos holandeses, a população passou a comemorar, durante oito dias, a Festa de Nossa Senhora das Vitórias, popularmente conhecida como Nossa Senhora dos Prazeres. Neste sentido, o primeiro dia da festa era dedicado à Nossa Senhora do Rosário; o segundo, à Nossa Senhora dos Prazeres; o terceiro, à Senhora Santana; o quarto, a São Gonçalo; o quinto, ao Bom Jesus de Bouças; o sexto, à Nossa Senhora da Soledade; o sétimo, à Nossa Senhora da Conceição; e, o oitavo, ao deus Baco. A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres continua sendo comemorada.
A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres acontece há mais de trezentos anos no alto dos Montes Guararapes para celebrar a padroeira das batalhas coloniais. Mais conhecido por Festa da Pitomba, por acontecer na primeira segunda-feira após a Páscoa e época de colheita da fruta, dura dez dias. Além das missas e procissão, a festividade conta com feirinha com bebidas e comidas típicas, parque de diversão e shows com artistas locais. O grande pátio à frente da igreja, onde se localiza o grande cruzeiro em pedra, é palco da festa
A abertura das festividades começa com a Procissão da Bandeira, saindo da Rua Itaitira e seguindo até o Santuário, no Monte, onde acontece o hasteamento da bandeira e uma missa festiva campal com os fiéis.
Na segunda feira, acontece a Procissão da Imagem, que marca o encerramento da festa, saindo do viaduto da Estrada da Batalha, em Prazeres, percorrendo a Avenida Barreto de Menezes, sentido Cajá, com destino ao Santuário. A programação da festa conta com atrações culturais locais e também grupos católicos. A festa conta ainda com um palco cultural.
.