sociologia
CONCEITO:
Há vários conceitos de Sociologia, todos, porém, insatisfatórios. A palavra Sociologia foi empregada, pela primeira vez, por Augusto Comte — considerado o pai desta Ciência — no século XIX.
Segundo Castro (2002), a Sociologia, como ciência social,“estuda as estruturas sociais, o comportamento social e as variações das sociedades, suas formas e seus fatores”. Preocupa-se com a descrição e explicação do comportamento social global e estuda as formas fundamentais da convivência humana: contatos sociais, distância social, isolamento, individualização, cooperação, competição, controle, divisão do trabalho, integração social. A Sociologia é considerada uma ciência por estar voltada para explicações de fenômenos, ficando ao lado da Psicologia e da Antropologia, todas chamadas Ciências Humanas por terem como finalidade o melhor conhecimento do homem. Sociologia é a ciência que estuda a estrutura e a dinâmica dos sistemas sociais.
O PAPEL DA SOCIOLOGIA NA SOCIEDADE:
O papel da sociologia é apenas a observação. A sociologia não tem nenhuma finalidade de ação ou de mudança social, ela apenas observa e analisa os fenômenos sociais.
As perguntas "O que fazer?", "Existe solução para esse problema?", etc. estão excluídas do âmbito de estudo da sociologia. O papel dela é semelhante ao da História, porém com uma análise social e filosófica. Hoje os sociólogos pesquisam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divórcio; e microprocessos como relações interpessoais.
A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA PARA O BRASIL:
No Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, estudiosos se debruçaram em busca do entendimento da formação da sociedade brasileira, analisando temas como abolição da escravatura, êxodos e estudos sobre índios e negros. Dentre os autores mais significativos,