sociologia
No futuro ele é considerado o homem mais inteligente do mundo, pois naquela época as pessoas que liam era considerado gay. Elas só ficavam vendo programas idiotas como “ai meu saco” e não buscava estudar, ler livros. Por esses motivos as pessoas não tinham conhecimentos sobre praticamente nada e o personagem principal tinha certo conhecimentos sobre vários assuntos mesmo não sendo um super gênio, por isso é considerado o homem mais inteligente do mundo.
O personagem principal tem consciência de que não e um gênio, pois o teste de QI que ele fez e um teste muito simples que crianças fazem, e as pessoas não conseguiam acertar. Por outro lado ele também sabe que não é um completo idiota, burro, pois ele tinha conhecimento sobre determinados assuntos e afinal de conta ele conseguiu passar para o exercito e foi aprovado nos testes mesmo não tendo notas extraordinárias. Por esses motivos ele tem uma auto- identidade diferente da que lhe atribuíram tanto por parte do comandante quanto por parte daquela sociedade do futuro, pois ele não se vê como um gênio, nem como um burro.
No filme no inicio as pessoas tinham certa dificuldade de entender o que o personagem falava, pois as pessoas daquela época só falavam gírias e linguagem informal, elas achavam que o personagem falava como um gay, porém ele falava de forma formal, não falava gíria. Quando ele foi eleito para cuidar dos problemas das plantações, as pessoas tinham dificuldades de entender o que ele estava falando, pois elas não conseguiam entender que as plantas precisavam de água, pra elas os isotônicos