Administração de suplementos de Vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade: Esquemas
Passo 1: Triagem
- A partir dos 6 meses, todas as crianças até 59 meses de idade que residam em área de risco da deficiência, devem receber doses de vitamina A nos contatos com os serviços de saúde. Para tanto, pode-se verificar no cartão da criança a data da última aplicação de suplementos de vitamina A.
Dosagem
- A suplementação de vitamina A deve seguir um calendário de administração para que essa ação tenha bons resultados. Veja no quadro abaixo:
Período
Dose
Freqüência
Crianças: 6-11 meses
100.000 UI
Uma vez a cada 6 meses
Crianças: 12-59 meses
200.000 UI
Uma vez a cada 6 meses
Com que freqüência é preciso administrar suplementos de vitamina A?Os suplementos de vitamina A devem ser oferecidos à criança de 6 em 6 meses. O intervalo seguro entre a administração de duas megadoses é de 4 meses.
Via de administração dos suplementos de vitamina A: Os suplementos de vitamina A são administrados por via oral e não devem ser administrados por via intramuscular ou endovenosa.
A rotulagem dos suplementos de vitamina A:A concentração dos suplementos de vitamina A é indicada em unidades internacionais, geralmente abreviadas como UI. O rótulo dos frascos que contém os suplementos indica qual a concentração da vitamina: 100.000 UI ou 200.000 UI.
Contra-indicações dos suplementos de vitamina A: Não há contra-indicações para a administração de suplementos de vitamina A para crianças.
Efeitos colaterais:Geralmente, não há efeitos colaterais, mas é possível que a criança coma menos durante um dia, vomite ou sinta dor de cabeça. Avise à mãe que isto é normal, que os sintomas passarão e que não é preciso nenhum tratamento especifico.
Como administrar Vitamina A em cápsulas:
- Verifique o rótulo do frasco para confirmar a dose de vitamina A contida em cada cápsula (100.000 UI ou 200.000 UI);
- Verifique a data de validade (descarte as cápsulas