sociologia
Segundo o novo dicionário Aurélio o termo socialismo significa: o conjunto de doutrinas que se propõem a promover o bem comum pela transformação da sociedade e da relação entre as classes, mediante da alteração do regime de propriedades.
De modo geral, e uma forma de repensar a sociedade buscando eliminar a desigualdade social entre os homens.
Como dito anteriormente, as ideias de cunho socialista existem a muitos anos sendo formulados e reformulados pelos mais diversos pensadores da humanidade.
Thomas More e Francis Bacom no século XVI na Inglaterra deram os primeiros passos na teorização a cerca o socialismo. Escreveram duas obras tratando sobre uma sociedade mais igualitária para seus conterrâneos.
O pensamento destes foi motivado e muito pelas tensões sociais e miséria da Inglaterra de seu período
A “Utopia”, escrita por More e a “Nova Atlântida” de autoria de Bacon problematizam formas de modificar a sociedade em que viviam a fim de diminuir a miséria promovendo a igualdade entre as pessoas.
Esses foram os dois primeiros a teorizar o pensamento socialista, porem não apontavam uma forma consistente para se alcançar essa sociedade idealizada.
E no século XIX que a noção contemporânea de socialismo ganha força. Com os pensadores Saint-Simon, Fourier, Owen e Proudhon, os chamados socialistas utópicos.
Saint-Simon: foi um liberal avançado para seu tempo, que aprofundou a temática formulando uma teoria que harmonizava todas as classes sociais.
Fourier: Fez duras criticas ao modelo econômico de sua época, montou um esquema social aonde os membros da sociedade que se dividiriam em cooperativas de alísio mutuo chamadas de falanstérios
Owen: ele foi um industrial esclarecido que a partir de suas imensas fabricas passou a promover melhorias na vida de seus trabalhadores, diminuindo as jornadas de trabalho, abolindo