Sociologia
27/10/2006
Consciência coletiva e fatos sociais na interpretação de DURKHEIM
SOCIOLOGIA
OBJETIVOS DA AULA:
2.1 Definir a “objetividade” do fato social utilizando da analogia do “fato natural” das ciências exatas. 2.2 Diferenciar o fato social do fato psicológico. 2.3 Relacionar a existência do fato social com a realidade das forças coletivas. 2.4 Discutir a base científica da sociologia. ‹#›
a realidade das forças coletivas. 27/10/2006 2.4 Discutir a base científica da sociologia. RELAÇÃO COM A AULA ANTERIOR: Investigar mais a fundo os conceitos propostos por um dos pensadores clássicos da sociologia. RELAÇÃO COM A PRÓXIMA AULA: Iniciar a reflexão sobre os elementos que compõem e caracterizam uma sociedade.
•
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- RODRIGUES, José Albertino. Émile Durkheim. 9. Ed. São Paulo: Ática, 2001. (Coleção Grandes Cientistas Sociais). Cap. 2 – “O que é fato social?”. (xerox e biblioteca)
Organização social
DURKHEIM:
‹#›
• DURKHEIM: crença em que a 27/10/2006 SOCIEDADE e suas INSTITUIÇÕES predominam necessariamente sobre o indivíduo. • Sociologia como o estudo da sociedade como um todo:
– seu funcionamento não pode ser explicado a partir dos indivíduos; – a analise sociológica deve partir das INSTITUIÇÕES, e não do comportamento individual.
Composição das sociedades
- INSTITUIÇÕES: fatos sociais que influenciam o que fazemos.
- Instituições são imperativas; padrões desenvolvidos que dirigem a todos nós em nossa vida e são transmitidos através das gerações. EX.1. : O fato do Brasil ser um país capitalista, monogâmico e ter um sistema político multipartidário faz diferença para todos os brasileiros. ‹#› EX.2. : A igreja, o exército, a família, o
diferença para todos os brasileiros. 27/10/2006 EX.2. : A igreja, o exército, a família, o casamento etc.
Organização social e consciência coletiva
• A organização social só é possível graças ao consenso ou