Sociologia
É o momento de refletir e dialogar com colegas e superiores dentro da empresa em que desenvolveu seu programa de estágio. O profissional ético é uma pessoa preparada técnica e moralmente para exercer uma função dentro de uma organização ou de forma autônoma.
Tecnicamente, porque o profissional que diz possuir habilidades necessárias e na realidade não está preparado prejudica a si próprio e à empresa que o contratou.
Moralmente, porque o caráter ético é notado em muitos pormenores de seu desempenho. Um profissional ético é honesto, sincero, franco, transparente. Por essas características conquista a confiança de colegas, subordinados e superiores. Fala quando necessário e cala-se quando deve. Incentiva seus colegas, pares ou subordinados a agirem eticamente, mesmo quando a conduta contrária pode trazer retornos financeiros ou materiais mais fortes. Um profissional ético sugere alternativas quando a forma habitual de atuar na empresa ou no ramo de negócios for contrária à moral ou aos bons costumes. Sabe dizer não com personalidade, mesmo que no curto prazo pareça que a organização pode perder clientes ou fornecedores, porque sabe que no médio e longo prazo esses clientes ou fornecedores voltarão com mais segurança e fidelidade.
ÉTICA POR PARTE DA EMPRESA Se por parte da empresa a finalidade do estágio é proporcionar aprendizado, a ética deve permear o programa de formação, incentivando o estudante a já comportar-se eticamente de várias formas. Primeiro, não tendo medo de pensar, refletir, meditar sobre a razão das coisas e das ações. Depois, sendo sincero, verdadeiro e coerente com sua forma